quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PARABÉNS IGREJA BATISTA MARANATA

Parabéns Irmãos Pelos  Seus 15 Anos Como Igreja! - I Coríntios 15: 58.

Bill Hybels, em seu livro “Liderança Corajosa” fez a seguinte afirmação sobre a Igreja: “Sua beleza é indescritível. Seu poder é assombroso. Seu potencial é ilimitado. Ela conforta o pesar e cura o que é rompido no contexto da comunidade. Ela constrói pontes para os que a buscam e oferece a verdade aos que estão confusos. Ela traz recursos aos que têm necessidade e abre seus braços para os esquecidos, humilhados e desiludidos. Ela quebra as cadeias do vício, liberta os oprimidos e oferece integração aos marginalizados deste mundo. Por maior que seja o sofrimento humano, a igreja terá capacidade ainda maior de curar e de unir. Ainda hoje, o potencial da igreja é maior do que posso compreender. Nenhuma outra instituição sobre a terra é como a igreja. Nada se compara a ela!”
É claro que a Igreja é tudo isso por causa d’O Senhor Jesus, pois, Igreja para nós é “Eklésia” , isto é, o ajuntamento daqueles que aceitaram Jesus como Único Senhor e Salvador e, por conta disso, saíram do mundo, sistema de pecado e iniquidade, e vieram para dentro do “Reino de Deus”!
Deixe-me contar-lhe a minha experiência e um questionamento que faço sobre a “coisa” Igreja. Visitei no dia 22 de maio de 2014, a casa do João da Silva (nome fictício). O João mora em um lugar no qual uma pessoa estranha só deve entrar acompanhada de um morador da localidade, uma pessoa conhecida no lugar. Trata-se de uma comunidade (favela) onde o tráfico de drogas e o trânsito de dependentes dela é muito intenso. Sempre acontecem confrontos entre facções rivais e, também, com a polícia. Ele precisou me esperar no ponto do ônibus, para que, em sua companhia e em segurança, eu pudesse caminhar até à sua casa. O João é um dos hóspedes do Albergue, no qual eu sou capelão, em Campo Grande, Rio de Janeiro. Alguns irmãos, dispostos em ajudar a mudar a estória do João, precisaram que eu fosse à casa dele, para fazer um levantamento de tudo que é necessário para que sua família, esposa e dois filhos menores, tenham mais segurança e privem de um pouco mais de conforto e dignidade, enquanto ele, o João, está se tratando e se tornando uma nova criatura, com a nossa ajuda, no Albergue “Casa de Lázaro”, organizado por iniciativa da Primeira Igreja Batista de Campo Grande - RJ. Uma das minhas atividades como capelão, é visitar as famílias dos "hóspedes" ou "moradores” da “Casa de Lázaro”, objetivando a sua reintegração no seio de sua família. Valho-me dessas visitas para evangelizar os seus familiares, expondo-lhes a Palavra de Deus e o Plano de Salvação nela encontrado. Procuro levá-los a afirmarem Jesus como Senhor e Salvador de suas almas e vidas. Todos os familiares, esposas e filhos dos “moradores” visitados, recebem de bom grado e com muito interesse a Palavra de Deus. A esposa do João afirmou e aceitou Jesus em sua vida e coração como seu Senhor e Salvador!... Quando cheguei em casa, fui de imediato, digitar os diversos itens que expõem as necessidades, que vi e testemunhei na casa do João. Constatei uma grande carência. A rigor, o João e sua família, precisam de uma grande transformação na sua casa. É preciso uma reforma significativa! Grande parte das estruturas que uma casa precisa para adquirir o “status” de residência!... para ser uma casa de verdade!... a casa do João não tem ou precisa ser consertado ou construído!...
                       Orando e buscando orientação quanto ao que escrever para o boletim da Igreja Batista Maranata de Taubaté, por ocasião do seu décimo quinto aniversário, atendendo a solicitação do irmão Ivan, saltou à minha mente fazer uma analogia da situação da casa do João com a Igreja. Penso que as Igrejas de Jesus se parecem muito, em alguns aspectos, com a casa do João! Vejamos: quais e quantas virtudes, capacidades e realizações que caracterizam a Igreja de Cristo e que foram esquecidas e negligenciadas através dos séculos e tantas outras mais atuais, que estão a décadas adormecidas?... Assim como na casa do João, quais os sistemas, circuitos, redes e estruturas que precisam ser reparadas ou construídas? Quais as que precisam ser repensadas, redescobertas e abandonadas, por conterem valores transitórios que não são adequados para este tempo?... Não obstante todos estes senões não existe no mundo uma organização, instituição ou qualquer outro empreendimento que se compare à Igreja de Cristo!... não há nada como a Igreja, quando ela funciona, melhor, quando ela Ministra a Praxis da Palavra do Maravilhoso Modo como O Senhor Jesus Ensinou, Exemplificou e nos Ordenou! 
Todavia, peço-lhe licença para mencionar algumas situações de carência que vejo na Igreja de Cristo hoje, quero evitar a forma negativa: 1) A Igreja precisa produzir, investir, gastar, mais com o Reino de Deus do que com o século! Mais com a essência do que com a forma e a aparência! Investir mais recursos com as almas dos homens, do que com vitrine! Esse comportamento da Igreja de priorizar o modo de fazer em detrimento da Glória de Deus me convence de que ela ainda não entendeu Jesus! Quando vejo que um grande contingente de irmãos é capaz de ensaiar três, quatro horas, mais de um dia na semana, para tocar e cantar bem e bonito no Culto do domingo à noite (e isso é bom!... deve-se ensaiar mesmo e fazer o melhor para o Senhor) porém, quando testemunho que estes mesmos irmãos e milhões de outros, são incapazes de separar um tempo significativo, para orar e evangelizar, entregando folhetos e convites nas rua e nas casas, eu penso: eles ainda não entenderam Jesus! Fui instado a ensinar e proclamar: “Cada batista um dizimista” e o fiz, porém, nunca vi, nunca ouvi: “Cada batista um evangelista”, aliás, o que serve para todos os crentes e não só para os batistas! 2) Quando a Igreja gasta mais energia e dinheiro com aquisições frias como terrenos, pedra, tijolo, cimento, equipamentos, isso não é necessariamente um mal, mas torna-se ruim quando ela se mantém insensível em face das necessidades das missões, dos missionários e pretere a causa do necessitado, do desempregado, do abandonado, investindo desproporcionalmente neles, eu penso: a Igreja ainda não entendeu Jesus! Posso ser muito presunçoso, entretanto, gostaria que você meu irmão pensasse nisso e orasse sobre esse negócio! 


Receba o meu abraço - Pr. Jacob Metz.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário